DIA NACIONAL DO VOLUNTARIADO
Voluntários, mais que doação, um ato de amor

“Sem parceria a gente não existiria”. Com esta frase a APAM, Associação Paulista de Amparo à Mulher, sempre agradece, em sua página oficial do Facebook, a voluntários e voluntárias que ajudam com doações de produtos, serviços e tempo. O Dia Nacional do Voluntariado é o momento ideal para agradecer, mais uma vez, àqueles que se dispõem a ajudar, sem pedir nada em troca.
Segundo a definição do dicionário Aurélio, voluntário é aquele que procede espontaneamente, movido por vontade própria. O voluntário é alguém que ajuda, das mais variadas formas ONGS, entidades, igrejas e pessoas, para suprir algum tipo de necessidade, doando seu tempo, habilidade, conhecimento e boa vontade com o único objetivo de ajudar a construir um mundo melhor, através de boas ações.
Na APAM atualmente são mais de 40 voluntários e voluntárias, atuando como palestrantes e oficineiros nas diversos cursos, como o de Cuidadora de Idosos, Costura, Informática, Artesanato, entre outras atividades oferecidas pela entidade. Outros colaboram doando roupas, alimentos, doação da Nota Fiscal Paulista, apoio nos eventos da associação, entre outras. Alguns ajudam oferecendo seu trabalho à distância. Ou seja, existem muitas formas de exercer o trabalho voluntário e a APAM reconhece a importância deste trabalho. “O voluntariado é o que move o trabalho da APAM”, afirma irmã Helena Rocha, coordenadora da associação. A assistente social Érica Guedes concorda com a ir. Helena e completa: “Sem eles, nosso trabalho não seria possível”.

Você sabia?
Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o voluntariado foi praticado por 7,2 milhões de pessoas no Brasil em 2018. De acordo com informações da Agência Brasil, o perfil dos voluntários no país é prioritariamente de mulheres, acima dos 50 anos e com curso superior. A média de dedicação registrada foi de 6,3 horas semanais. A região com maior média de horas foi a Norte (7,1 horas) e a com menor média, a Sudeste (6 horas).
No Brasil, o dia 28 de agosto de 1985, foi instituído como o Dia Nacional Do Voluntariado (DNV), por meio da Lei Nº. 7.352, sancionada pelo então Presidente da República, José Sarney.

[Texto de Luciana Alves – voluntária da APAM <3]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Dia da Consciência Negra é dia de luta

  Neste dia 20 de novembro é necessário refletir sobre o sistema racista persistente no Brasil   O Dia da Consciência Negra celebra a lu...