Campanha
Outubro Rosa alerta para a importância de diagnóstico precoce do câncer de mama
O
mês de outubro é mundialmente voltado para a campanha de conscientização sobre
o câncer de mama, doença que mais acomete mulheres no Brasil todos os anos. Durante
esse mês, países do mundo todo se dedicam a espalhar informação para
conscientizar não somente as mulheres, mas todas as pessoas, sobre a
importância de manter os cuidados com a saúde em dia.
Segundo
a Organização Mundial da Saúde, são registrados 1,38 milhões de novos casos e
458 mil mortes pela doença todos os anos no mundo. É um dos três tipos de
câncer com maior incidência em escala mundial e o quinto em questão de
mortalidade, segundo pesquisa da IARC, Agência Nacional de Pesquisa em câncer.
No Brasil, cerca de uma a cada doze mulheres terão tumor nas mamas até os 90
anos de idade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia.
É
sempre importante atentar-se para o surgimento de possíveis sintomas. Entre
eles estão: mudança no formato da mama, saída de líquido de origem
desconhecida, vermelhidão, ardor ou coceira, ferida na pele, afundamento ou
retração, nódulo na mama ou axila, veia facilmente observada e crescente,
mudança de textura na pele, inversão ou mudança no formato do mamilo e dor
constante na região da mama ou axilas.
A redução de riscos e o
diagnóstico precoce da doença são os principais fatores para reduzir a
mortalidade, por isso, é recomendável adotar hábitos saudáveis como: praticar
atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, não fumar,
evitar uso de hormônios sintéticos em altas doses, entre outros que preservem a
saúde.
É essencial que as mulheres conheçam seus corpos e mamas e estejam atentas a qualquer sinal diferente, realizando o autoexame com frequência. Porém é imprescindível que a mamografia seja feita periodicamente, de preferência a cada dois anos. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura para 95%.
A data
O Outubro Rosa teve início no ano de 1990 em
Nova York, quando o laço rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the
Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, que estava
sendo realizada na cidade, e desde então, acontece anualmente. Em 1997, as
cidades estadunidenses Yuba e Lodi, começaram efetivamente a promover campanhas
e eventos voltados para a prevenção do câncer de mama. Inicialmente, as cidades
se enfeitavam com laços rosas, e posteriormente, surgiram outros tipos de
ações, como corridas, desfiles com sobreviventes da doença, jogos e outras
formas de conscientização.
O
laço tornou-se símbolo da causa e a cor rosa se faz muito presente durante o
mês de outubro. A ação de iluminar com luz rosa monumentos, prédios públicos,
pontes, teatros, surgiu posteriormente e é de grande importância para que a
campanha seja cada vez mais abrangente para a população e ganhe maior
visibilidade de forma prática, apenas adequando a iluminação já existente nos
lugares. Essa se tornou uma forma de leitura visual, capaz de ser compreendida
em qualquer lugar do mundo. O mês de outubro é inteiramente dedicado a prevenção,
mas ela deve acontecer o ano inteiro!
Texto: Mariana Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário