Outubro Rosa - Precisamos falar sobre câncer de mama!

 Câncer de mama é um tema difícil de tratar, embora falemos abertamente sobre o assunto todos os anos, exatamente no Outubro Rosa.

Falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer aqueles famosos “mitos e verdades” e com isso, podemos aumentar o nosso conhecimento sobre o assunto e diminuir o temor associado a doença.

Um em cada três casos de câncer descoberto logo no início, tem chances de ser curado. Muitas pessoas por falta de informação, evitam esse assunto e acabam atrasando ou até mesmo evitando o diagnóstico.

Alguns tipos de câncer, dentre eles o câncer de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais, então é sim possível detectar precocemente, e evitar um resultado drástico, no qual ajuda a reduzir a mortalidade. Suas mamas são únicas, assim como você.

A informação pode ajudar você, mulher, a se prevenir.

Sintomas e Sinais:

•Caroço (nódulo) endurecido fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos.

 • Alterações no bico do peito (mamilo).

• Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

• Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

 Então já entendeu, né?!  Olhe, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas.

Em caso de alterações persistentes, procure o Posto de Saúde.

(fonte: https://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Dia da Consciência Negra é dia de luta

  Neste dia 20 de novembro é necessário refletir sobre o sistema racista persistente no Brasil   O Dia da Consciência Negra celebra a lu...