Feira de artesanato da APAM ganha novo formato na pandemia

 A tradicional Feira de Artesanato, que era realizada anualmente em um espaço privado, agora ganha novo formato e local para se adequar às exigências da pandemia

Para acompanhar as mudanças impostas pela pandemia a Associação Paulista de Amparo à Mulher (APAM) realizará, no dia 11 de dezembro de 2021, a Feira de Natal da APAM. O evento será realizado em espaço aberto, das 10h às 19h, na Rua Dona Elisa, Barra Funda e contará com aproximadamente 50 stands, com artesanatos, alimentação e trucks.

Há 4 anos a APAM participa de Feiras Culturais na cidade de São Paulo. A renda arrecadada durante estes eventos ajuda a divulgar a entidade e capitar recursos, com a venda de produtos que são confeccionados na Associação. “Nós somos uma Organização da Sociedade Civil (OSC), ou seja, sem fins lucrativos e contamos com doações e eventos diversos para a nossa sustentabilidade”, explica irmã Maria Adélia, membro da equipe executiva da APAM.

Antes da pandemia, a APAM realizava duas Feiras de Artesanatos anuais: Feiras das Mães em maio e Feira de Natal em dezembro, ambas realizadas em um espaço privado. “O problema é que o imóvel foi vendido e assim ficamos sem este espaço para a realização dos eventos, o que junto com a pandemia resultou no cancelamento das feiras em espaço privado”, explica a irmã Maria Adélia.

As feiras, além de colaborarem com a arrecadação de recursos para a manutenção das atividades da APAM, também colaboram com as usuárias da entidade, que conseguem uma renda extra importante para o sustento da família, com a exposição e venda dos produtos elaborados por elas.

“O mundo sofre as consequências sofridas por causa da pandemia, e assim como outras organizações, a APAM vem buscando meios para a sua sobrevivência. Com o intuito de retomar a realização das feiras, a equipe executiva da APAM, desde fevereiro, em parceria com a organizadora de feiras de rua, em São Paulo, Regina Balog, vem planejando e organizando a Feira de Natal da APAM, em um local público, uma vez que estamos ainda em pandemia e os eventos só podem ser realizados em espaços abertos”, explica a irmã.

A APAM e as mulheres atendidas pela entidade esperam a sua visita na Feira de Natal, no dia 11 de dezembro, das 10h às 19h, na Rua Dona Elisa, Barra Funda. Além de artesanatos, os cerca de 50 stands, e contará com opções de alimentação em foods trucks diversos, música e muita diversão!

Além de ser uma opção segura de passeio com a família no sábado, a feira é uma oportunidade de colaborar com o trabalho da APAM e com as mulheres em vulnerabilidade social. Esse apoio se torna ainda mais importante nestes tempos de isolamento social, quando as dificuldades financeiras e a violência contra a mulher aumentaram muito, de acordo com diversas pesquisas.

“A Feira da APAM seguirá as orientações de saúde necessários. Haverá álcool em gel e o uso de máscara é indispensável para participantes e visitantes. Tomamos todos os cuidados e vamos seguir os protocolos para que todos possam curtir com segurança nosso evento”, explica irmã.  

 

Acompanhe a APAM nas redes sociais

Instagram: @associacaoapam

Facebook: facebook.com/apamsp

E-mail: apam.sp@hotmail.com

 

Texto da Luciana Alves, jornalista voluntária da APAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trabalhar como voluntária da Apam é: “Enriquecedor. O voluntariado é uma troca de conhecimento”

  Voluntária desde 2014, Raquel Cantante acredita que doar parte do seu tempo e conhecimento para a APAM é enriquecedor. Ela começou como ...